Sessão Pipoka com a exibição do filme Intocáveis

 

Intocáveis - blog

No próximo sábado dia 21 de maio, a equipe do Espaço Viveka promove a Sessão Pipoka com a exibição do filme Intocáveis – que conta com a mediação de Maria Saki e Suely Satow, que vão abordar questões como deficiência física e inclusão social. A atividade terá inicio às 14h30 e é destinada para o público com idade acima de 14 anos.

 

O filme Intocáveis, um dos mais vistos na França entre 2011 e 2012, é baseado em fatos reais e conta com direção de Olivier Nakache e Eric Toledano. A história é focada na vida de Philippe (François Cluzet) homem extremamente rico e culto, que fica tetraplégico após sofrer um grave acidente. Depois de várias tentativas em encontrar um cuidador e cansado de ser tratado de forma “cautelosa”, Philippe contrata Driss (Omar Sy), um jovem problemático e pobre que se torna não só Assistente Social, mas um amigo do aristocrata. Os dois fazem desse encontro um ato enriquecedor para ambos, onde estabelecem encontros humanos.

 

Driss, que não tem experiência alguma em cuidar de pessoas com deficiência, esteve envolvido também com crimes que o deixaram preso por alguns meses. Mas ele vê na oportunidade do novo emprego a chance de mudar de vida. Conquista a confiança de todos os membros da casa. A partir daí uma história de amizade se estabelece com o empregador de forma intimista e com ótimo astral. O filme coloca em xeque, principalmente, a atitude da sociedade em relação à deficiência física.

 

Que tal participar dessa atividade? Saiba como entrando em contato de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, na secretaria do Espaço Viveka, falar com a Priscila – Rua Professora Sebastiana Silva Minhoto, 375 – próxima ao metrô Carrão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11)2295-7961.

 

 

Palestra sobre Tomie Ohtake

 

O Benedire Café e Livraria, localizado no Edifício EducaMais na cidade de Jacareí (SP), foi palco da palestra sobre a artista Tomie Ohtake, com a mediação da nossa arte-educadora Zilpa Magalhães, que contribuiu com a abertura da “Série Perfil” -palestras sobre biografias de artistas e/ou movimentos de arte, voltados para todos os tipos de público, com o objetivo de movimentar o ambiente, criar recursos que despertem o interesse das pessoas para a arte e ampliar percepções também para a vida.

 

Esse primeiro evento foi realizado no último sábado (14) e contou com a realização do Benedire Café e Livraria, com o apoio do EducaMais, Espaço Viveka e ArteKula.  Além da presença de moradores de Jacareí e de São José dos Campos, amigos e alunos do Espaço Viveka vieram de São Paulo para participar da palestra.

 

Antes de iniciar a atividade, Zilpa convidou os participantes a fazerem um passeio pelo ambiente do EducaMais – edifício projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista, que sempre será lembrada como “A Dama das Artes Plásticas no Brasil”.

 

Ali os convidados puderam observar o desenho da obra arquitetônica como um todo. Desde as curvas da ampla fachada em quatro tons de concreto vermelho que, segundo o próprio Ruy Ohtake, foram inspiradas nas montanhas do Vale do Paraíba, às relações entre os espaços cheios e vazios, externos e internos, que possuem salas multiuso e teatro projetado para 700 lugares. Tanto as formas como a distribuição das cores da edificação foram associadas por Zilpa às pinturas de Tomie.

 

Durante a palestra, a arte-educadora contou um pouco da vida da artista e apresentou algumas de suas obras, que vão desde pinturas, esculturas, gravuras e até peças públicas como: “Monumento aos 80 Anos da Imigração Japonesa” (4 gerações), em lâminas de concreto e localizada no Canteiro Central da Avenida 23 de Maio, 1988; Escultura (2004) localizada no Teatro do Auditório do Ibirapuera; Escultura (2008) em “Homenagem aos 100 anos de Imigração Japonesa”, obra localizada no Aeroporto de Cumbica, Guarulhos. Estas obras, entre outras citadas, “ressaltam a importância da geometria particular nas obras de Tomie”, disse Zilpa.

 

Leituras de obras foram desenvolvidas durante o encontro, envolvendo os participantes na percepção do meticuloso processo de construção dos trabalhos executados pela artista e mostrando as diferentes fases percorridas por ela. Segundo Zilpa, a artista integra razão e emoção o tempo inteiro.  E explica que Tomie não colocava título em suas obras, destacando uma de suas frases famosas, “Eu não dou título aos trabalhos para que a pessoa que os vê não fique com apenas um significado na cabeça. Não ter nome faz com que a pessoa use seu próprio pensamento”.

 

Uma das participantes da palestra foi a diretora do ArteKula – Portal de Fomento à Arte e à Cultura, além de ser responsável por toda a Agenda Cultural da cidade de Jacareí – Andréa Mourão. Formada em psicologia, disse que achou fantástica a palestra, principalmente, pela forma de construção. “Precisamos olhar o que tem no entorno e construir um pensamento. As obras da artista Tomie Ohtake levam-nos para este caminho. Acho que a forma como a Zilpa conduziu a palestra fez com que cada um experimentasse um pouco de si, através das obras da artista, que tem sempre um chamamento para termos uma construção própria”, diz.

 

Para o servidor público, Tomé Maderas, a palestra colocou a Tomie exatamente dentro do espírito a que ela se propõe, ou seja, segundo ele, a artista te dá uma liberdade para você se inserir na obra. “Eu já conhecia bastante sobre o trabalho da Tomie e com essa palestra eu consegui me identificar ainda mais com as obras da artista”, conclui Tomé que tem formação em história e jornalismo.

 

A próxima palestra no EducaMais está agendada para o dia 18 de junho com o tema “Filosofia Para Crianças”, com a mediadora Patrícia Rocha, que é professora de crianças, jovens e adultos. Ela também é uma das autoras do livro Pensando com Sofia, Quem sou eu? - escrito em parceria com a professora Bete Godoy.

Tomie no Benedire-3

 

Tomie no Benedire-5

Tomie no Benedire-4

Tomie no Benedire-1

Tomie no Benedire-6

Tomie no Benedire-7

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>